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quinta-feira, 3 de março de 2011

Numerolos - uma divertida forma de se aprender matemática

Durante o tempo que fui membro da ONG-LVDVS CULTURALIS incumbi-me do desafio de criar um jogo de matemática que seguisse os princípios dos jogos educacionais, de modo que pudessem ser ao mesmo tempo divertidos e didáticos. Para esse projeto contei com o apoio de diversas pessoas como Douglas Reis (diretor da editora Devir) Maria do Carmo Zanini (Ex-presidente da Lvdvs) Jaime Daniel Cancela (Ex-Presidente da Lvdvs), e outros.













Como resultado tivemos a produção do jogo chamado NUMEROLOS. Embora o jogo nunca tenha chegado a uma versão comercial, ele é simplesmente reproduzido, desta forma creio que será útil a professores de física e matemática, compartilhar com vocês o roteiro. Esse jogo foi apresentado na Uninove, na Oficina de Jogos Educacionais dentro do 4o Simpósio de RPG e Educação e posteriormente na semana acadêmica do Mackenzie, promovida pelos alunos da Matemática e Física.









Aqui vai o jogo:

1 - Tabuleiro (Numere as casas de 1 a 89).
2 - 2 dados de 6 faces.
3 - É necessário imprimir os arquivos abaixo que contém as cartas. São 3 cópias de cada página, exceto a página P4 (desta imprima apenas 2 cópias)
4 - É aconselhável utilizar uma ampulheta para limitar o tempo em que o jogador pensa sua jogada (30 segundos é o ideal)


Regras:


1 - Cada jogador pega 7 cartas em sua mão
2 - Sorteia-se a ordem de quem começa e se o jogo irá proceder no sentido horário ou anti-horário.
3 - O vencedor é o primeiro a cruzar a casa 89 (e não parar nela). Pode haver empate caso em uma mesma rodada dois jogadores cruzem essa casa

Cada rodada é composta pela seguinte rotina
A - O jogador da vez compra uma carta
B - Caso o jogador da vez não tenha uma carta de movimento ele perde a vez
C - O jogador lança dos dois dados
D - O jogador escolhe uma carta de movimento e a lança, ele igualmente declara qual dado será X e qual será Y (isso é chamado "Declarar o movimento")
E - Após declarar seu movimento o jogador pergunta "Alguém quer fazer alguma coisa?" Se sim, vai para F, caso contrário para Z
F - A pessoa (que pode ser o próprio jogador da vez ou qualquer outro) lança uma carta especial. Então o efeito da carta é lido e todos os jogadores tomam consciência de como aquela carta age.
G - O jogador que lançou a carta especial pergunta "Alguém mais quer fazer alguma coisa?" Se sim vai para H, caso contrário para Z
H - O jogador lança uma nova carta especial. O efeito da carta especial sempre deve ser pensado DEPOIS do que havia ocorrido. Por exemplo, Um jogador declara seu movimento, Um outro jogador muda um dos dados, de modo a modificar o movimento inicial. Então a terceira carta será pensada após a segunda, ou seja, já com os novos valores de dado.
I - Repete-se o passo G e H até que ninguém mais tenha nenhum movimento a ser feito.
Z - Calcula-se o movimento do jogador da vez e todos os demais movimentos criados pelas cartas especiais os executa (ISSO APENAS OCORRE APÒS TODAS AS JOGADAS E CARTAS SEREM DECLARADAS)

Importante:
Jogador Alvo (quem lançou a carta escolhe quem será o alvo da carta, podendo, inclusive, ser ele próprio)
Oponente Alvo (quem lançou a carta escolhe quem será o alvo da carta, mas ele não pode se escolher como alvo)
Todos os Oponentes (Todos os outros jogadores, que não o que lançou a carta, sofrem aquela consequência)
Todos os jogadores (Todos os jogadores, inclusive quem lançou a carta, sofrem aquela consequência)
Para fazer o download das cartas clique nos links abaixo

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com


Ilustrações: Karen Novak
(Revisado por Heloisa Machado em 03/05/2011)

3 comentários:

  1. Bacana! Penso que vc iria gostar do meu blog tb! http://www.educador21.com

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  2. Olá Prof Leandro!

    Achei muito interessante seu trabalho.Parabéns! Adorei mesmo.

    Sou diretora pedagógica do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos e gostaria de divulgar algum projeto seu já desenvolvido com sucesso.

    Não cobramos nada e nem remuneramos os colaboradores, mas publicamos além dos seus devidos créditos, todos os seus contatos.Nosso site têm excelente visitação (em média de 3 mil visitas diárias).

    Acesse e navegue sem compromisso, havendo interesse na parceria (que não terá nenhum cunho financeiro apenas troca de divulgação) entre em contato.

    Ficarei na torcida para que goste da ideia.

    Fraterno abraço!

    Paty Fonte
    Diretora Pedagógica: www.projetospedagogicosdinamicos.com
    & www.cursosppd.com.br

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  3. Olá Leandro! Somos professoras de Campo Grande MS e tentaremos utilizar seu jogo como ferramenta pedagógica em matemática. Gostaria, se possível de mais detalhes sobre as cartas e a trilha.Se possível entre em contato: fernandes.nidia@gmail.com
    Desde já parabéns e obrigado.

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