Google Analitics

segunda-feira, 21 de março de 2011

Enquetes com os Alunos

Lembro-me muito bem da primeira vez que vi um professor passar uma enquete aos alunos, para descobrir o que achavam da sua aula, foi na USP em um curso que fiz numa sala com mais de uma centena de alunos. Nesse curso, o professor revoltado dizia que, pela lei, ele teria de passar aquele papel, mas que ele achava ridículo ser julgado pelos alunos e que isso era inadmissível.



Compreendo, em parte, o discurso dele, uma vez que realmente seria ridículo uma escola julgar o professor pelo que os alunos falam dele. Especialmente nas salas de séries mais básicas é muito fácil um professor medíocre ganhar a atenção dos alunos cancelando todas as aulas e substituindo por mero entretenimento, enquanto que um professor que faça uma cobrança um pouco mais firme seja odiado e seu valor só reconhecido em anos posteriores.

Apesar disso, fazendo da forma correta, a possibilidade de saber mais sobre a opinião dos alunos, o que acham das aulas, quais as são suas maiores dificuldades, pode ser uma ferramenta incrível ao professor. Ao meu ver, o primeiro elemento para que isso ocorra é o fato da enquete ser feita pelo professor e não pela escola. Desta forma ele usará os resultados para refletir a sua prática, sem se preocupar com alguma consequência negativa ou punição para ele.

Ao final de cada semestre passo aos meus alunos um pequeno questionário composto por 5 perguntas:

1 - Qual a matéria que você mais gostou?
2 - Qual a matéria que você menos gostou?
3 - Qual o aspecto no formato da aula que você achou mais interessante?
4 - Qual foi a aula mais criativa que OUTRO professor aplicou durante o ano?
5 - Faça seus comentários pessoais sobre a aula e a matéria.

Através da respostas posso mapear as dificuldades da sala, replanejar o próximo semestre ou o próximo ano. Sobre a questão 4, tenho costume de brincar com os alunos que essa é a "questão espiã" para eu poder também me apropriar das estratégias de outros professores que eles acham interessante.
Essa enquete não tem o poder de transformar a aula em si. Por exemplo, se todos os alunos dissessem que não gostam de feudalismo, por exemplo, isso não me fará tirar esse conteúdo, mas, sim, tentar pensar em novas formas e estratégias para torná-lo mais interessante no próximo ano.

Essa é uma enquete simples, entretanto, com a facilidade tão grande de se criar enquetes online, comecei a deixar algumas enquetes constantes em meu site para os alunos www.profleandro.com

Veja aqui que interessante o resultado de algumas delas:


Que atividades você prefere fazer nas férias?



Que tipo de aulas você mais gosta?


Neste caso tenho de admitir, jamais imaginaria que as aulas de debate fossem tão populares, ou que "matéria nova" fosse a segunda mais popular, ou ainda que qualquer pessoa votasse em "correção de prova" ... sinceramente, as minhas aulas de imagens que eu achei que fossem o ponto forte, precisavam ser melhoradas.

Quão frequentemente você estuda?


O mais interessante é ver a honestidade deles, uma vez que a pesquisa é online e anônima.



O que você gosta de fazer em seu tempo livre?


Pelo resultado dessa eu já esperava.


O que você mais gosta de aprender nas aulas de história?


Sem dúvida o resultado dessa foi o que mais me chocou! Fiquei impressionado, uma vez que sempre havia sido um dos focos de minha aula e nunca imaginei que isso pudesse ter sido passado com tanta clareza aos alunos.


O que você achou da ideia de fazer lições on-line?


Após horas a fio montando o site, foi recompensador.



autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa em 25/04/2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft