Google Analitics

quarta-feira, 16 de março de 2011

Edgar Morrin e os Sete Saberes

Às vezes, os teóricos da educação irritam. Muitos escrevem longos textos sobre como os professores deveriam trabalhar com os alunos sem nunca terem entrado em uma sala de aula. Psicólogos que têm, tempo individual com cada pessoa e não têm de fazer cobrança alguma, querem que tenhamos a mesma aproximação que eles, independente de termos salas lotadas e não podermos agir na situação da comodidade. Alguns destes teóricos trabalharam a vida inteira com não mais do que dez crianças, às vezes, pegando uma fase apenas da infância inicial e ainda assim criam teorias que devem ser repassadas para toda a trajetória escolar.



Entretanto, um filósofo e teórico da educação, que ao meu ver, merece respeito é Edgar Morrin. Por isso resolvi comentar uma das obras dele, escrita para a UNESCO, que é "Os sete saberes necessários à educação do futuro". Este livro, escrito em 1999, elenca sete eixos que devem nortear o professor ao preparar suas aulas e as próprias escolas, ou mesmo governos, para nortear suas políticas educacionais.

1 - Erro e Ilusão
Um possível resumo deste saber é "O maior erro que alguém pode cometer é crer que exista um conhecimento que não seja passível de erros, e o adote por absoluto. A maior ilusão que alguém pode ter é a ilusão de que é possível cancelar todas as ilusões, e criar um conhecimento verdadeiramente objetivo, imparcial, real."
Ou seja, é importante ao professor saber que SEMPRE há possibilidade da aula não sair como ele queria. Ele deve ensinar aos alunos que aquele saber não é absoluto, que está em construção, que pode ser modificado, melhorado, e essa busca pela melhora é essencial.

2 - Conhecimento Pertinente
Só faz sentido ensinar algo se isso for, de alguma forma, útil. Não útil no sentido de servir para educar o aluno a cumprir uma função maquinal em uma linha de produção. Útil no sentido mais amplo, desde resolver os simples problemas da vida, a permitir uma reflexão que liberte a mente de preconceitos. Neste sentido é necessário estabelecer as relações entre o universal e o específico. Compreender a importância daquele conhecimento dentro de um todo.
Essa reformulação é muito mais complexa do que a ação de um só professor, mas é indispensável. Veja que isso não significa excluir matérias. Por exemplo .. há sentido ver pré-história nas aulas de história? CLARO QUE SIM, ela permite compreender que os seres humanos desde épocas muito antigas já sabiam lidar com dificuldades, usar o raciocínio para as superar, inventar ferramentas. Na pré-história havia música, o que demonstra a criatividade da alma humana, etc.

3 - Ensinar a condição humana:
Em essência, segundo Morrin, essa condição se divide nas categorias: físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. Sendo importante demonstrar como que essas dimensões se correlacionam entre si e todas devem ser exploradas pela escola

4 - Ensinar a identidade terrena:
De um lado, por indentidade terrena existe a compreensão mais ligada à ecologia, importância da Terra, mas não é só isso, também temos a questão de estarmos "todos no mesmo barco" assim sendo, a indentidade humana como um só grupo que convive no mesmo planeta e precisa se respeitar, estando esse ítem unido ao anterior

5 - Enfrentar as incertezas
O professor e a escola devem preparar o aluno para enfrentar as incertezas, isso sendo muito mais importante do que enchê-los de certezas que poderão ser contestadas ora ou outra, uma vez que, segundo o item 1, nenhum conhecimento é 100% garantido de ser livre de erros. É mais importante ao professor demonstrar e preparar o aluno para viver com suas incertezas do que criar a ilusão de que a escola o deixará 100% preparado para a vida.

6 - Ensinar a Compreensão
Também no sentido duplo da palavra, tanto compreensão no sentido da pessoa ser compreensiva com os erros dos outros e seus próprios, no sentido de respeitar, auxiliar. Como também no sentido de ser uma pessoa que busque ativamente compreender criticamente o mundo à sua volta, interagindo com ele.

7 - Ética do Gênero Humano
Compreendendo por esse item tanto a questão da ética, enquanto valores internos que regem a convivência em grupo e sociedade, como a ética de forma mais coletiva, como a política, a organização e estrutura das sociedades e os valores que estão por trás das ações. Novamente com uma interpretação crítica do mesmo.

..........................

Por vezes, esses eixos são completamente genéricos, mas talvez seja justamente o fato de serem genéricos que os torne tão valiosos, uma vez que, podem ser aplicados praticamente em qualquer situação, disciplina ou realidade. Não trazendo nenhuma regra específica, mas valores norteadores.

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 30/04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft