Google Analitics

quarta-feira, 2 de março de 2011

Curta Metragens - No tamanho certo para a sala de aula

Sendo professor de história é muito comum que eu escute os alunos pedindo para ver filmes dos temas que estudamos em sala. Na verdade já participei de muitos projetos relacionados ao trabalho de filmes em escola, desde aquele voltados apenas para história, como em clubes de debates sobre filmes e reflexão sobre os mesmos (Cineclube, CinePipoca, entre outros).
Entretanto, por mais que isso seja possível, é relativamente difícil trabalhar com filmes longa metragem durante as aulas, porque um filme normalmente toma três aulas, dependendo do filme e da dinâmica da escola. Com duas aulas de história semanais (que é a média das escolas brasileiras) isso significa que um filme pode demorar 2 semanas para ser exibido ou então acabar atrapalhando as aulas de outros professores.
Ao mesmo tempo, filmes longa metragem, muitas vezes, podem ser encontrados por alunos facilmente em locadoras ou mesmo passar na televisão. (embora, alguns filmes raros são muito interessante e dificilmente o aluno veria sem que o professor trouxesse para aula).
Seja como for, os curtas são incrivelmente importantes, porque em seu formato compacto permitem aos alunos uma série de reflexões, que são completamente cabíveis em uma sala de aula, além do seu formato ser compatível com o horário da aula.

Em nosso país temos um acervo riquíssimo estabelecido pelo governo, que é o site Porta Curtas esse site possui quase sete mil filmes produzidos no Brasil ou em países da língua portuguesa. Uma vez que estamos falando da riqueza dos Curta Metragens, temos alguns títulos que merecem destaque:

Ilha das Flores: - Com um humor sarcástico o filme mostra o dia a dia triste da realidade das pessoas que sobrevivem comendo as sobras dos porcos, fazendo uma reflexão sobre a sociedade capitalista, a fé das pessoas, a função da escola, entre outros, de modo simples e sucinto. Trabalhando a questão de "o que define um ser humano", "o que é ser livre" entre outros. Nenhum professor deveria entrar em sala de aula sem ver ter visto esse curta ao menos uma vez na vida.

10 Centavos: - Mostra a vida de um menino em Salvador, nas adversidades e companheirismo que é o "viver na rua" mesmo tendo uma casa para morar. Trabalha diversos aspectos sociais e culturais que ajudam nossos alunos, especialmente de escolas particulares, olharem para uma outra realidade.

História das Coisas: - Um curta produzido nos Estados Unidos pela Tides Foundation, fazendo uma gigantesca crítica ao seu próprio país, à economia capitalista, ao consumismo, e à lógica (ou falta de lógica) que há por trás de cada uma das etapas de nossa economia, em especial com relação à propaganda, papel do Estado, entre outras.

Nós que aqui estamos por vós esperamos: - Na verdade trata-se de um "média-metragem" em forma de documentário contanto a história do século XX, na voz dos mortos de um cemitério. É a história do século vista pelo olhar de pessoas simples. No processo de humanização o século é mostrado como desumano.

Mas, ainda temos contos populares, documentários, literatura de cordel e mais uma quantidade riquíssima de produções, como A Moça de Dançou Depois de Morta, Maria Flor, Santa de Casa, entre outros.


autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

Um comentário:

  1. Veja também o documentário de Liliana Sulzbach "A invenção da Infância", que é um capítulo do documentário completo "O cárcere e a Rua". mesmo tendo sido produzido há uma década é muito atual.
    Abraços e sorrisos!!

    ResponderExcluir

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft