Google Analitics

terça-feira, 1 de março de 2011

Currículo Lattes

Hoje em dia "o mercado não está para peixe". Pode ser bem difícil para um professor que busque a rede particular conseguir um emprego. Mesmo em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, um professor poderá ter de passar algumas horas, senão dias, atrás de anúncios de jornal, internet, sites de empregos, cadastro em sites de escola, se quiser arrumar (ou trocar) de escola no final do ano.

Há uma série de procedimentos que os professores tomam. Dos mais simples, que seria a simples impressão de um currículo, enviado pelo correio às maiores escolas (ou às que estão mais próximas de sua residência) ou envios por e-mail. Muitas escolas exigem que o currículo seja preenchido no site oficial para ficar em um banco de currículos eletrônico.

Há também a famosa busca por sites de recolocação profissional, dos quais o mais famoso é o Catho, para quem quer gastar menos, temos o Vagas e ainda, em São Paulo, existem empresas específicas para arrumar emprego para professores, das quais a mais famosa é a Spaço-In que custa mais do que R$ 1000,00 por ano.

O estranho é que entre tantas dezenas de opções, raras vezes os professores se lembram do banco oficial de Curriculos do Governo. Um sistema sério e eficiente que guarda os currículos Oficiais, que é a Plataforma Lattes. Trata-se de um extenso banco de currículos on-line, que envolve todo o Brasil, GRATUITO, e que foi criado com o objetivo de fazer um cadastro de todos os pesquisadores existentes no país. A única restrição para se ter um currículo cadastrado lá é ter nível superior (o que é a realidade de praticamente todos os professores no Brasil - e o cadastro pode ser feito mesmo com a faculdade ainda em andamento). Embora ele seja extremamente vasto (há local para se inserir entrevista que você deu na televisão ou livros publicados) ele possibilita que você cadastre textos que você publicou na Internet, projetos interessantes que você realizou, mostre a trajetória profissional, além de criar seu próprio texto de apresentação.

Como é um sistema que deixa o seu currículo sempre cadastrado e que pode ser atualizado online a qualquer momento, é muito provável que qualquer escola que faça uma busca pelo nome do professor antes de o contratar (no google por exemplo) encontre o currículo dele no Lattes. Além de que você pode imprimir o seu Lattes para enviar a uma escola, se assim o desejar, por exemplo. O Lattes também permite que você insira links, então, por exemplo, você tem fotos interessantes de um trabalho desenvolvido, um projeto que você publicou no site da sua escola, ou em um site qualquer (até mesmo um site de postagem livre e gratuita de textos, como o Scribd ou o TextoLivre) Assim, você consegue reunir informações suas que serão sempre divulgadas. É claro que, como é possível atualizar sempre o Lattes, o ideal é ver as categorias existente e tentar sempre produzir algo que possa melhorar a sua divulgação (se ser entrevistado na TV é difícil, há detalhes interessante, como conseguir publicar textos em revistas acadêmicas, em muitas só é preciso ter nível superior, e um professor quase sempre tem dados como um panorama dos alunos na comunidade que ele vive).

Apenas por curiosidade dêem uma olhada no meu curriculo Lattes

Curiosidade: O nome Lattes não é uma sigla. Esse nome foi escolhido pelo CNPQ (Conselho Nacional para Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para homenagear o pesquisador brasileiro César Lattes, físico brasileiro que quase ganhou o prêmio Nobel.

Autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft